O IPB assinalou, na sexta-feira, 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental, com uma sessão aberta à comunidade, realizada na Escola Superior de Saúde (ESSa-IPB).
A iniciativa, promovida pelo Serviço de Saúde Mental e Bem-Estar do Gabinete de Saúde do IPB, sublinhou o compromisso da instituição com a promoção do bem-estar emocional e a prevenção em saúde mental, junto da comunidade académica e da sociedade em geral.
O programa incluiu a apresentação do Manual de Primeiros Socorros Psicológicos, conduzida por Ana Rita Noné e Vanessa Bragada, e um Fórum sobre Saúde Mental, dinamizado pela equipa do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE).
Maria da Conceição Cardoso (médica psiquiatra e diretora do DPSM da ULSNE), Manuel Guimarães (médico psiquiatra e coordenador do Hospital de Dia de Psiquiatria) e Rita Asseiro (psicóloga clínica e coordenadora da Unidade de Psicologia Clínica da ULSNE) abordaram temas como a importância do autocuidado, o papel das redes de apoio e os desafios atuais na promoção da saúde mental em contexto académico.
Alinhada com o tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde Mental 2025 – “Acesso aos serviços: Saúde mental em catástrofes e emergências” –, a apresentação do Manual de Primeiros Socorros Psicológicos decorreu neste dia para reforçar a importância do acesso, da prevenção e da intervenção precoce em saúde mental.
Este novo manual constitui um recurso de apoio à comunidade académica, criado para capacitar estudantes, docentes e colaboradores a responder de forma adequada a situações de crise emocional, contribuindo para um ambiente mais saudável, empático e preparado para lidar com desafios psicológicos.