cti@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB

Perfil do Formando

Alunos dos diversos níveis de ensino que frequentem, ou venham a frequentar laboratórios de ensino da área da química.
Profissionais com atividade em ambiente laboratorial.

Objectivos

Dotar os formandos de conhecimentos para uma postura adequada em laboratórios pedagógicos de Química, garantindo a saúde e segurança, sua e de terceiros, preservando o Ambiente.
O formando no final deverá ter adquirido conhecimentos suficientes para uma boa gestão de reagentes e resíduos perigosos.

Formadores: Maria João Afonso; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 273303169 e Paula Plasencia; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 273303167

Módulos:

Módulo 1: Boas Práticas Laboratoriais com vista à minimização dos Riscos e Acidentes em Laboratórios
  • Regras gerais de segurança em laboratórios
  • Equipamento de proteção individual e coletiva
  • Tipos de acidentes (incêndios, derrames, outros)
  • Procedimentos de emergência

Módulo 2: Sinalização, Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos

• Legislação
  • Rotulagem
  • Pictogramas de perigo
  • Advertências de perigo e recomendações de prudência
  • Sinalização

Módulo 3: Gestão e armazenamento de Produtos Químicos

• Aferir Perigos e Riscos de Laboratório
  • A Química Green
  • Comprar Reagentes
  • Inventário
  • Armazenamento

Módulo 4: Gestão de Resíduos

• Conceito de Resíduo
  • EWC/LER
  • Classificar o Resíduo
  • Gestão e Armazenamento dos Resíduos

Informação Adicional

Este curso será integrado numa proposta de formação creditada para professores do ensino básico e secundário, sendo posteriormente complementado com um workshop prático de 5 horas.

REGIME DE FREQUÊNCIA/CERTIFICAÇÃO:
  • 75% de presenças + avaliação: certificado de conhecimentos e/ou competências (possibilidade de creditação)
Datas:

A ação de formação irá decorrer a partir do dia 28 de outubro de 2019, a combinar com os formandos.

Inscrições abertas até 18 de outubro de 2019.

Local:

ESTiG

Duração:
15 horas (5 aulas de 3 horas cada)
Número Mínimo:
15 Formandos
Número Máximo:
20 Formandos
Preço por Participante:
Estudantes €30

Não estudantes €45

Ficha de Inscrição